30 janeiro, 2010

As Etapas do desenvolvimento do cão - desenvolvimento comportamental


Antes do desmame, a mãe assume, muito mais do que o pai, uma parte activa no desenvolvimento físico e comportamental dos cachorros, parte que se mostrará determinante para o equilíbrio e integração posterior destes no seu novo meio social.

Sem estudar aqui o conjunto das etapas do desenvolvimento do cachorro, já que a sua cronologia difere substancialmente de raça para raça (as raças pequenas são mais precoces), um elevado número de erros ou de inconvenientes podem ser evitados, pelo simples conhecimento dos períodos mais favoráveis à aprendizagem ou sensíveis à aversão.


O desenvolvimento nervoso do cachorro não está completo ao nascimento.


Com efeito, ele nasce surdo, cego, dotado de muito pouco olfacto e de um sistema nervoso desmielinizado, ou seja incapaz de conduzir rapidamente os impulsos nervosos. O conhecimento das etapas do seu desenvolvimento motor, psíquico e sensorial, é útil para o diagnóstico precoce de certas anomalias, mas principalmente para dirigir o desenvolvimento do cachorro no sentido da sua eventual utilidade.


Assim, a partir da quarta semana, é possível proceder ao diagnóstico precoce da surdez nas raças predispostas (Dálmata, Dogue argentino, etc).


Durante as duas primeiras semanas de idade, é útil verificar o instinto materno da reprodutora (especialmente a limpeza dos cães, indispensável para os seus reflexos de defecação e de micção) e vigiar o aleitamento, colocando os cachorros menos vigorosos ou os mais subordinados nas mamas que produzem um leite mais rico. Por vezes, é necessário controlar as unhas dos cachorros, as quais podem traumatizar as mamas e levar a uma recusa de aleitamento.


Os etologistas têm por hábito dividir o período de maturação do cachorro em quatro etapas sucessivas.

- O período pré-natal
- O período neonatal
- O período de transição
- O período de socialização





Um comentário:

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.