30 janeiro, 2010

As Etapas do desenvolvimento do cão - desenvolvimento físico




Os cachorros crescem devido à construção e maturação de vários tecidos. Estes tecidos, de natureza diferente, não se formam todos ao mesmo tempo nem à mesma velocidade, o que explica a variação das necessidades alimentares dos cachorros, tanto no plano qualitativo quanto quantitativo.


Poderíamos comparar o desenvolvimento físico à construção de uma fábrica. Esta, começa por um projecto (o sistema nervoso) e prossegue pela instalação de máquinas (o esqueleto). Para fazer funcionar estas "máquinas", serão então necessários operários (os músculos) que irão reivindicar em seguida uma protecção social (a gordura).


Esta imagem, apesar de ser demasiado simplista, visto que estas fases são naturalmente progressivas e simultâneas, apresenta o interesse de sublinhar os riscos inerentes a cada estágio de desenvolvimento do cachorro e ilustra:
- a razão pela qual existe uma insuficiente reserva energética no cachorro ao nascimento. A gordura só é depositada numa fase mais tardia do desenvolvimento do cachorro, apesar de ser a principal fonte de armazenamento de energia. A única fonte de energia que o recém-nascido contém é constituída pelas pequenas reservas de glicogénio (fígado e músculos), as quais cobrem apenas as necessidades referentes às doze horas após o parto. O cachorro, fica deste modo dependente das condições térmicas exteriores, até ao aparecimento do reflexo do calafrio (depois do 6¼ dia), desenvolvimento do tecido adiposo (final da terceira semana) e aparecimento dos mecanismos de regulação térmica.


- a variação existente entre as necessidades alimentares das várias raças e, para um mesmoindivíduo, durante as diferentes fases do seu desenvolvimento. A composição do corpo evolui durante o crescimento no sentido de uma diminuição do seu teor em água e em proteínas, para favorecer um aumento das gorduras e dos minerais.


- a obesidade, que ameaça as raças pequenas de forma muito mais precoce que as raças grandes.



A maioria dos clubes de raças dispõem de gráficos de crescimento médios dos machos e das fêmeas. Estes gráficos permitem controlar o desenvolvimento ponderal dum cachorro desde o seu nascimento até à idade adulta. O peso de um cachorro ao nascimento pode variar de 70 a 700 gramas (dependendo da raça e do sexo). Depois de uma perda de peso fisiológica no primeiro dia, que não deve exceder 10 %, o peso dos cachorros aumenta muito rapidamente durante as primeiras semanas (este aumento é em média de 5 a 10 % por dia).


Uma pesagem diária dos cachorros, sistematicamente à mesma hora, permite controlar o seu crescimento. Os cachorros de raças grandes, que multiplicam o seu peso por 100 até atingir a idade adulta, merecem uma atenção e uma vigilância especial.


De uma forma geral, um cachorro que não ganhe peso durante dois dias consecutivos deve ser cuidadosamente vigiado. A causa responsável pelo atraso de crescimento deve ser rapidamente pesquisada. Esta causa pode estar relacionada com a mãe se toda a ninhada apresentar o mesmo problema (leite insuficiente ou tóxico), ou a factores individuais se apenas alguns cachorros apresentam este atraso (fenda palatina, competição alimentar).


Visto que durante este período a morbilidade e a mortalidade da ninhada podem aparecer de forma rápida e inesperada, o proprietário deve controlar outros parâmetros, nomeadamente: observação dos cachorros a mamar, escuta de gemidos, a observação do comportamento materno, a apreciação da vitalidade, da temperatura rectal e do estado de hidratação dos cachorros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.