19 agosto, 2010

Adestramento

A Bicho Bacana disponibiliza o serviço de adestramento, ministrado por profissional experiente

Por que adestrar? Porque o adestramento é muito útil, inclusive para quem quer apenas um companheirão! O adestramento é excelente para o entrosamento do cão com o dono: quanto mais o cão aprende, mais prazeroso se torna o relacionamento e convivência com ele. Afinal, é muito melhor passear com um cão que não fique puxando a guia, que saiba que deve sentar e esperar ao lado de seu dono para atravessar a rua, além de tantas outras situações em que um cão treinado faz toda a diferença. São múltiplas as utilidades do adestramento, e esse aprendizado deve ser usado no dia-a-dia, dentro de casa ou na rua. Um cão adestrado é tranqüilidade e orgulho para o dono, além de significar segurança para ambos.

Cães entendem tudo aquilo o que é claro para eles, especialmente vindo de linguagem corporal: eles agem assim e entendem dessa forma. Por isso fazemos o adestramento, para suprir a nossa necessidade de nos comunicar por voz, ensinando aos cães o que significa cada palavra e premiando os acertos ou punindo os erros sempre com auxílio da linguagem corporal (expressão facial, postura corporal, gestos, etc.). Devemos sempre lembrar que na comunicação com nossos amados cães, o não deve ser sempre não, jamais estando acompanhado de qualquer agrado e o sim deve ser sempre sim, estando positivamente reforçado para melhor entendimento, ficando claro o que queremos e permitindo aos nossos cães que nos retornem da forma que gostaríamos.

Não existe talvez para os cães, é sim ou não. O que o adestramento nos permite e está nisso uma das suas grandes vantagens e utilidades, é ensinar comandos específicos para assim não gerar conflito no entendimento. Como a questão de pular em você: sem qualquer comando, o cão entende que pode ou não pode pular e pronto, não vai entender "agora pode" ou "hoje não"! Se pode pular um dia, vai querer pular sempre! O adestramento nos permite ensinar os cães a pular somente quando permitimos, através de comando específico com gestos ou fala, como "pula" ou "vem no colo". Tudo é simples, fácil e eficaz quando sabemos como lidar com os cães, os complicados somos nós humanos!!!

Entre em contato conosco e saiba mais. O adestramento proporcionará um melhor entrosamento entre você e seu cãozinho.
 
Deve-se começar a educação quando o cão ainda for filhote, por volta dos 2 meses de idade. Nesta fase não existe a primeira ou a segunda lição, mas a educação deve acontecer no dia a dia e ser constante.




O certo e o Errado
O filhote é como uma criança, é preciso ensinar o que é certo e o que é errado desde pequeno, senão ele cresce mal educado. É muito importante repreender na hora certa mas, também é muito importante alogiá-lo quando agir corretamente. Esta atitude reforça o bom comportamento.
Quando for elogiar mostre ao cão, seja ele filhote ou adulto, a sua satisfação, usando sempre palavras com entusiasmo e, ao mesmo tempo, acaricie-o. O contato físico e as palavras são muito importantes e devem ser usados imediatamente após o feito. Agora, se você precisar repreendê-lo, mostre isto imediatamente após o feito e demonstre que não gostou. Não bata ou esfregue o seu focinho nas fezes ou na urina, olhe apenas em seus olhos e diga um NÃO em tom bem enérgico. Não é preciso gritar apenas mostre a ele que é você quem manda.

Dormindo no local correto
Inicie já no primeiro dia treinamento de bons hábitos, colocando-o em sua cama, para que tire as suas sonecas durante o dia. Os filhotes cansam-se rapidamente e precisam descansar e dormir. Desta forma ele se acostumará com sua nova cama, permitindo uma noite tranqüila para todos.
Não dê nada ao filhote durante a noite. Quando você for deitar, leve o filhote para o quintal, para que ele tenha uma última oportunidade de satisfazer as suas necessidades, dando-lhe tempo para que evacue. Caso você more em apartamento, escolha um local, que ficará fixo, para ele fazer as necessidades e forre com jornal. (falaremos sobre as necessidades mais para frente).
A regra mais difícil e a mais importante para o novo proprietário é: sempre leve o filhote para fora, não o ponha para fora. Os poucos minutos que você gastar nesta atividade, serão recompensados por um treinamento rápido de seu cão, que logo saberá como deve comportar-se dentro de casa.
 
A Primeira Noite
Quando você for comprar um filhote procure levar algum objeto que tenha o cheiro da mão, um pano velho, ou até o jornal em que ela estiver deitada. Na primeira noite em sua nova cama, o filhote poderá sentir-se sozinho e ganir, ou até uivar. É neste momento, que as roupas velhas, colocadas na caixa, serão úteis, ou um relógio de mecanismo ruidoso colocado próximo à caixa, um brinquedo favorito, um rádio tocando baixinho no mesmo ambiente, ou até uma lâmpada de baixa intensidade. O importante é não ceder, tirando o filhote de sua caixa. Você pode conversar com ele, consolando-o ou até recriminá-lo, mas é preciso muita firmeza neste primeiro confronto de vontades, que irá ocorrer na primeira noite, ou nas noites subseqüentes. Mantenha-se enérgico, mas carinhoso, e logo a natureza prevalecerá, fazendo com que o cãozinho adormeça profundamente. Acreditamos que na segunda noite, ele já perceberá que está em sua cama e que aquele lar também é seu.

Fazendo as necessidades no lugar correto
Os filhotes fazem as necessidades em intervalos de poucas horas após comer, beber, acordar ou brincar. Treine seu cachorro a usar um jornal dentro de casa, antes de passar para fora, se você morar em casa. Todo cão é limpo por natureza e costuma fazer as necessidades longe do local onde dorme. Antes de iniciar o treinamento escolha o local onde será o banheiro oficial do cão. Quando escolher o local leve em conta a facilidade de limpeza (perto de ralos) e a facilidade de acesso. Após escolhido o local, forre-o com jornal (o jornal é ideal porque é muito absorvente). Molhe uma das folhas em sua urina e coloque por cima de todas. O cheiro da própria urina irá incentivá-lo a fazer naquele local. Se puder guarde sempre um dos jornais sujos para mostrar ao filhote o próprio odor e encorajá-lo a utilizar aquele ponto novamente.

Leve-o sempre até o jornal após terminar as refeições. Normalmente, percebe-se quando ele quer fazer as necessidades, ele fica inquieto e começa a andar em círculos e a cheirar o chão. É nesta hora que você deve agir, levando-o imediatamente ao banheiro. Sempre elogie seu filhote depois de terminar.





É comum acontecer acidentes no começo, portanto nunca castigue-o por fazer sujeira dentro de casa ou fora do seu banheiro, isto somente o deixará ansioso. Limpe o local, desodorize (use cloro ou vinagre) para eliminar o cheiro e, após a refeição seguinte, leve-o novamente ao banheiro. Siga esta rotina até ele usar sozinho o seu banheiro. Quando isto acontecer diminua a área forrada chegado ao limite de apenas uma folha de jornal aberta.
Este aprendizado leva em média de 3 a 8 semanas e, é uma faze muito importante para você não ter transtornos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.