03 fevereiro, 2010

Ensine seu bicho a amar o bebê


Crianças e animais de estimação podem virar grandes amigos, desde que você saiba aproximá-los com carinho – e siga algumas dicas simples

Você já ouviu falar que alguns peludos descobrem a gravidez das donas antes delas mesmas? Isso ocorre porque a mudança dos hormônios provoca também uma alteração no cheiro da futura mamãe. Claro que esses seres sensíveis morrerão de ciúme de dividir as atenções com um recém-nascido. O estresse, porém, é perfeitamente contornável. O mais indicado é tratar a situação com naturalidade.

O desafio da aceitação, aliás, depende muito mais da família do que dos animais. Eles precisam perceber que continuam tendo seu espaço e que a relação de amor entre vocês permanece intacta. Veja como transformar sua casa em um ambiente mais harmônico para seres de duas ou quatro pernas.

:: Se você tem um cachorrinho...

...não o isole do quarto do nenê
Quem contava com o livre-acesso antes, não entenderá a restrição.

...ofereça petiscos quando eles estiverem juntos
A atitude tende a fazer com que o cãozinho associe o "intruso" a uma coisa boa

...leve-o pessoalmente para passear
Assim, a criatura carente se sentirá prestigiada.

...dê florais sem conservantes
Eles minimizam a insegurança e aumentam o bem-estar.

...jamais despache o animal para o apartamento da sogra, esperando a criança crescer
Você corre o risco de sobrar sem o amigo depois.

:: Se você tem um gatinho...

...deixe ele se acostumar com o cheiro do recém-nascido
Coloque um macacão do bebê na caminha dele.

...pegue-o no colo várias vezes por dia
Ele precisa ver que você está tentando. Mesmo que te dê um chega para lá. Gato é um ser silencioso na dor.

...passe spray de capim-limão nas costas do peludo
O cheiro provoca sensações boas. Jamais, porém, espirre o líquido direto no bicho – direcione o jato para a sua mão e acaricie a cervical do bigode.

...compre CDs new age ou de músicas para felinos
Elas trabalham os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios, ajudando a relaxar.

...pulverize feromônio no ambiente
O produto, comprado em pet shop, acalma os ânimos.

Dicas importantes:

Mudanças na rotina dos animais devem ser feitas de forma gradual.
 
Especialistas alertam que não se deve deixar o bicho a sós com crianças.

A chegada de uma criança mexe com toda a família e afeta também os animais. Nem todo cão gosta de "dividir" o dono com outros adultos e quando a atenção é compartilhada com um pequeno ser, que de repende invadiu a casa, chora e tem um cheiro estranho, todo cuidado é pouco.

Especialistas em comportamento animal são unânimes: o bicho não pode ser esquecido e, como um "irmão mais velho", precisa ser preparado para a chegada do bebê.

O veterinário especialista em comportamento animal Mauro Lantzman diz que a preparação deve começar antes do nascimento do bebê, quando a mulher descobre a gravidez.

“Não dá para se preocupar só depois da chegada da criança. O animal era o centro das atenções, foi mimado, tem até lugar no sofá. De repente, o dono resolve mudar a rotina dele. Proíbe tudo, coloca para fora de casa e não dá mais atenção. Isso não pode acontecer”, diz Lantzman.

A psicóloga e médica veterinária especialista em comportamento animal Hannelore Fuchs explica que qualquer mudança na rotina deve ser feita de maneira gradual, durante a gravidez. “O ideal é evitar mudanças drásticas na rotina para que o cão não sofra. Quem passava muito tempo com o cão tem de diminuir a convivência aos poucos até que ele consiga ficar sozinho, mas jamais esquecê-lo.”

Uma das sugestões de Lantzman é deixar o cão cheirar o enxoval e os objetos do bebê. “É indicado mostrar as peças de roupa, o quarto do bebê, compartilhar as coisas novas. Com essa percepção de odor, o cão começa a se habituar. É como explicar a ele o que está acontecendo.”

A orientação fundamental é que os donos nunca devem deixar o bicho, por mais confiável que seja, sozinho com o bebê. “Não é fácil e não adianta pensar que não haverá problemas. O dono vai ter que treinar e supervisionar o animal, ajustar a rotina do bicho com a de um bebê e isso é muito complicado”, diz Hannelore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.