31 janeiro, 2010

Gatos esterilizados: como a alimentação pode influir na expectativa de vida?

Os gatos esterilizados têm uma expectativa de vida superior à dos gatos não esterilizados como indica a figura 11.


Eles têm tendência a andar menos pelas ruas e a brigar menos com outros gatos, de modo que correm menos risco de serem atropelados por um algum veículo ou de contrair doenças contagiosas. Uma alimentação completa e equilibrada é essencial para manter os gatos em boa saúde. Além disso, estudos recentes mostraram que modificações alimentares podem auxiliar no combate ao processo de envelhecimento, aumentando a expectativa de vida.
Ao contrário do que se acredita, os gatos mais velhos não se tornam mais obesos com a idade. Se até cerca de 10 anos os gatos têm tendência a ganhar peso, acima desta idade, eles tendem a perder bastante peso. (fig.2)6

As razões principais são que os gatos já não digerem e assimilam tão bem o alimento7, e seu apetite em geral diminui. Os alimentos formulados para os gatos velhos, com mais de 10 anos, deverem, portanto, ser mais ricos em energia e em gorduras.

A utilização de oligoelementos quelados (ferro, cobre, zinco, manganês) favorece a assimilação destes nutrientes, o que compensa a diminuição fisiológica de sua assimilação.



A vitamina E auxlia o organismo a se proteger contra os radicais-livres;ela é, portanto, um elemento importante na luta contra o envelhecimento2,3,4. Os radicais livres são moléculas muito reativas que danificam as membranas e as proteínas celulares e o DNA e que poderiam ser um fator importante em doenças, tais como a osteoartrite e o câncer.

Uma maior quantidade de vitamina E na alimentação induz uma maior concentração celular de vitamina E. Podemos também provar que uma suplementação em vitamina E em animais de laboratório e seres humanos reforça o sistema imune, aumentando a resistência a doenças infecciosas3,4.

Uma diminuição do nível de fósforo alimentar diminui a velocidade de progressão da insuficiência renal em gatos (fig.4)5. Dado que a patologia renal é mais freqüente em gatos velhos e que os sinais clínicos aparecem muito tardiamente, é justificável uma diminuição do fósforo no alimento destes gatos.

A pelagem dos gatos velhos tende a ser menos brilhante . U m complemento de ácidos graxos essenciais no alimento, em particular de ácido gama-linolênico (óleo de borragem) permite compensar este fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.