30 janeiro, 2010

Comportamento e Educação do Cão




Ao longo dos séculos, a domesticação foi modificando o cão tanto no aspecto físico, como psicológico e comportamental. O estatuto do cão passou a ser, no final do século XX, o de animal de companhia, mesmo quando utilizado para a caça, guarda ou trabalho.

Comportamento espontâneo do cão em matilha

As condições de vida do cão doméstico não lhe permitem a formação de grupos com as dimensões suficientes para neles estabelecer um sistema hierárquico tão complexo como o do lobo. No caso dos lobos, a matilha constitui uma unidade social na qual a hierarquia, o jogo e a solidariedade permitem manter a coesão do grupo, aumentar o índice de sobrevivência e facilitar a reprodução.
As matilhas de cães selvagens não só defendem o seu território como também podem adoptar novos membros provenientes de grupos de cães vadios ou selvagens.

Cães vadios e cães selvagens

Nos Estados Unidos e em determinados países da Europa, existem muitos cães vadios que, raramente, se encontram em contacto com o homem ou que, por força das circunstâncias, se tornaram completamente selvagens. Congregam-se na periferia das grandes cidades, em locais públicos ou em zonas de livre acesso que não se encontrem sob a vigilância directa do homem mas, também, em zonas agrícolas ou florestais.


Classificam-se esses cães, designados pela expressão "free ranging dogs" (FRD), como animais pertencendo ou não a um dono. De entre esses canídeos, existem aqueles que o proprietário deixa em liberdade durante grande parte do tempo e outros que deixaram de ter dono, quer por se terem perdido quer por terem sido abandonados.

A partilha hierárquica da alimentação

No seio de uma matilha de cães existe uma hierarquia complexa. O modo de alimentação dos canídeos selvagens permite-lhes ingerir, em pouco tempo, uma grande quantidade de alimentos após a captura de uma presa. Não comem, forçosamente, todos os dias pois as caçadas não são sistematicamente bem sucedidas. Têm necessidade de encontrar presas mas estas não se conservam e têm, também, de competir com outros animais.


Uma vez capturada uma presa, os cães dominantes têm a primazia. Para poder aceder à alimentação, os dominados devem manter-se a uma certa distância e esperar pelo final da refeição dos dominantes.
O comportamento de eliminação: um bilhete de identidade individual

Ao nível dos canídeos selvagens, o comportamento de eliminação, para além do papel fisiológico, constitui um meio de comunicação olfactivo. Processa-se, fundamentalmente, por meio das feromonas contidas na urina, fezes e secreções vaginais. Essas feromonas fornecem indicações sobre o sexo, estado fisiológico e posição hierárquica do emissor.
Relações entre dominantes e dominados

Numa matilha, o cão dominante controla a ocupação do espaço para o repouso da própria matilha bem como as deslocações dos seus súbditos. Os cães dominantes dormem na zona central do círculo formado pela matilha. O espaço subdivide-se em círculos concêntricos onde se posicionam os diferentes níveis hierárquicos. Quanto mais perto estiverem do cão dominante, mais alta será a sua posição hierárquica.


O cão dominante controla a sexualidade do grupo e apenas ele pode manifestá-la diante dos outros componentes da matilha. Os dominados só podem reproduzir-se fora do seu alcance visual. Os cães da cidade nunca vivem numa verdadeira situação de matilha, enquanto que, em meios rurais, esse comportamento tem maior probabilidade de se verificar.





As feromonas são substâncias químicas excretadas por um ser vivo para o meio exterior passíveis de serem detectadas pelo olfato de outro ser vivo e que desencadeiam neste uma resposta comportamental e fisiológica.
As feromonas são produzidas por diversos órgãos: as glândulas dos sacos anais, as glândulas circum-anais, as glândulas interdigitais, a glândula existente na zona dorsal da cauda.
Quando dois cães se encontram, são exatamente as zonas do corpo com o maior número de glândulas as que são farejadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.