29 janeiro, 2011

Viagens com pets

A temporada de férias e de viagens chegou e os proprietários que pretendem ter a companhia de seus animais de estimação durante os passeios precisam estar atentos a alguns cuidados especiais. Informação e planejamento são fundamentais para manter a saúde e o bem-estar dos animais no período


Os animais só devem viajar em caso de necessidade. Normalmente o mais comum é que cães e gatos acompanhem os proprietários nas pequenas viagens de final de semana ou férias.

Já os outros animais, como peixes, aves, roedores e tartarugas somente devem ser transportados em caso de mudanças ou viagens definitivas.

Essas espécies se estressam muito durante o transporte devido às mudanças e oscilações de temperatura e mesmo devido ao manejo e movimentação anormal. Também não é recomendado transportar fêmeas prenhes e animais idosos, principalmente aqueles com diagnóstico de alguma doença cárdio-respiratória ou neurológica.

Os cães e gatos estão dispensados da exigência da GTA – Guia de Trânsito Animal, documento que é emitido somente por veterinários credenciados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Hoje para viajar com um pet em território nacional tanto por via área quanto rodoviária, basta que o proprietário possua a carteira de vacinação atualizada, com destaque para a imunização antirrábica e um atestado de sanitário, emitido por um médico veterinário que esteja credenciado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), do Estado de origem do animal. Este documento garante que o cão ou gato está livre de doenças contagiosas e que pode, portanto, circular. O ideal é que o proprietário programe com antecedência uma visita ao médico veterinário de sua confiança que vai checar o estado de saúde geral do animal e emitir o documento.

O atestado tem validade de 10 dias e se a viagem for durar mais tempo é preciso que o proprietário vá a um médico veterinário no local da viagem para obter um novo o documento para retornar. A GTA ainda é exigida no transporte de todos os outros animais. O Pet Care possui registro e está apto a emitir tanto o atestado de saúde quando a GTA. Além da imunização completa o hospital também oferece a colocação de micro-chips e pode orientar os clientes sobre a necessidade e os cuidados com a sedação dos animais. Para animais que pretendem ingressar na Comunidade Europeia a dosagem de anticorpos antirrábica é obrigatória. Nesse caso a coleta pode ser feita no hospital e o envio do material segue para o instituto Pasteur.

A maneira correta de transportar os cães e gatos depende do meio de locomoção:


No ar

Os cães e gatos estão liberados para viagens aéreas, mas é preciso agendar previamente o embarque com o bicho, pois cada companhia tem dias pré-definidos para decolar com animais e existe um número limite de pets por vôo. Para poderem ir na cabine de passageiros junto com seus donos os pets devem pesar no máximo 15 kg e estar em malas ou caixas próprias para a viagem.  A partir desse peso o animal precisa ser levado no compartimento de bagagens. As companhias aéreas determinam o tamanho da caixa de transporte de acordo com o peso e tamanho do animal.

Antes de embarcar são necessários cuidados como: jejum alimentar de no mínimo três horas; deixar o animal urinar e defecar antes de colocá-lo na caixa de transporte; se o animal estiver acostumado colocar uma roupa para aquecê-lo devido ao frio do compartimento de carga. O uso de sedativo pode ser uma exigência da companhia, e deve ser avaliado pelo médico veterinário responsável pelo animal. O animal deve portar uma coleira com identificação, assim como a identificação da caixa de transporte.

Se a viagem for muito longa é preciso assegurar ainda a oferta de água ao animal durante o trajeto.  


No ônibus ou no carro

Em ônibus o transporte é bastante limitado sendo permitido somente animais de pequeno porte, desde que estejam em recipiente adequado e sempre acompanhados do proprietário, como bagagem de mão. Vale a pena checar as regras da empresa com antecedência antes da viagem. Durante as paradas aproveite para levar o animal para urinar e defecar.

Se o meio de transporte escolhido for o carro, a primeira regra é nunca levar os animais soltos dentro do veículo. Eles devem estar dentro de caixas de transporte ou presos com cinto de segurança especiais para animais. Para cães muito grandes é recomendado o uso de reboques especiais. Em todos os casos os animais devem ser acondicionados com conforto e segurança.

A maioria dos animais enjoa durante a viagem e por conta disso não devem ser alimentados pelo menos três horas antes da partida. A oferta de água deve ser constante, mas o volume oferecido deve ser controlado para diminuir a produção de urina e possíveis vômitos. É importante ainda tomar ainda alguns cuidados especiais com a temperatura ambiente. Deve-se dar preferência às horas mais frescas do dia, ou viajar durante a noite. Se possível o uso do ar condicionado deve ser constante em todo o trajeto.

Os cães não transpiram como o homem, sendo a respiração a única forma de controlar o processo de refrigeração e manutenção da temperatura corpórea ideal. Quando submetidos a calor ambiental intenso ou situações de estresse podem não ter condições de perder calor e entrar no processo que chamamos de hipertermia ou Heat Stroke que pode levar à morte na maioria dos casos.

Os cães braquicéfalos (de focinho curto) como os bulldogs, pugs, boxers, shitsu, lhasa apso, boston, entre outros, sofrem mais com isso devido à anatômica dificuldade de respirar e perder calor.

3 comentários:

  1. Olha só, mesmo quando não saímos de fe´rias uso cinto OU minha cadeirinha, heheheeh...
    Lambeijos da Brenda!

    ResponderExcluir
  2. Que lugar incrível pra deixar o meu filho dog!Nesse hotel para cachorro na zona sul,eu confio!

    ResponderExcluir

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.