23 abril, 2010

SP sedia Pet Fashion Week

Evento de moda canina chega ao Brasil pela primeira vez.

Competição faz parte da Pet Fashion Week.
 
Oito profissionais do país, chamados esteticistas de cães, foram selecionados para participar do concurso, marcado em um hotel na Zona Sul da capital. As etapas são no sábado (24) e no domingo (25). Os tosadores têm quatro horas para convencer os jurados. Ganha quem somar mais pontos e o primeiro prêmio é uma tesoura de tosa profissional avaliada em US$ 5 mil.
 
Um deles é Sérgio Murilo Villassanti, de 45 anos. De acordo com ele, o regulamento da prova tentou seguir à risca o modelo usado em Nova York e Tóquio. Os competidores não poderão usar cores ou acessórios nos cães. “É um concurso de criatividade”, afirmou Villassanti, que terá ao seu lado uma jurada americana.
 
“Vamos avaliar a performance, a qualidade do serviço, a criatividade sem o uso de pinturas e outros artifícios, a leveza e a limpeza”, enumera Villassanti, que também é esteticista animal e já participou do mesmo concurso em 2008 nos Estados Unidos.
 
Toques medievais 
Para o tosador William Galharde, de 25 anos, o frio na barriga antes da competição é inevitável. Ele foi um dos selecionados e conta que vem treinando o que pretende fazer nos cães das clientes. “Estou pensando em um desenho com tendências medievais e abstratas. Se fizer coisas básicas, não terei um resultado diferente”, aposta o rapaz, em entrevista na terça (20).
 
Além disso, Galharde aponta uma qualidade que acredita ser crucial para vencer. “Sou muito delicado para trabalhar com bicho. A sincronia ajuda”. Para isso, está há duas semanas com Speedy, um poodle gigante branco emprestado de uma amiga. Ele será o modelo do esteticista na Pet Fashion Week. “É para ele se acostumar comigo”. De acordo com Galharde, por serem dóceis, os cães dessa raça são ideais para o concurso.
 
Vindo de Curitiba, Letícia Ronska Vogt, de 38 anos, também é uma entre os oito concorrentes. Segundo ela, a falta de sono indica a tensão na véspera da competição. “Estou treinando, mas o que me deixa preocupada é se vou me portar bem. Não posso estar com um chiclete na boca”, conta ela, por telefone, sobre os olhares atentos dos jurados.
 
Para impressionar, Letícia diz que optou por um desenho mais “exótico”, em diagonal. “Não vou fazer pompom”, adianta. Sobre os outros tosadores, ela comenta: “são muito bons, mas só tenho medinho de um”. Quando se trata do júri, o temor é maior. “O juiz passa o pente no cachorro e não pode ter uma ponta. É o maior desafio”.
 
Desfiles e negócios
 
A Pet Fashion Week não é só um encontro de moda para os cães e seus donos. Lá, é possível fechar negócios. De acordo com a assessoria de imprensa do evento, haverá uma área exclusiva para 40 expositores nacionais e internacionais (Trade Show) que irão apresentar as novidades em roupas, acessórios e produtos para animais.
Já os desfiles ocorrem somente no sábado. Na passarela, cachorrinhos vestindo peças de seis grifes brasileiras e outras três do exterior. Cada uma deve mostrar entre 5 a 8 ‘looks’ inspirados no estilo de bairros nova iorquinos.
Cãominhada

No domingo (25), a cidade dedica mais um evento aos cães. É a Cãominhada Paulistana 2010, em que donos poderão passear com seus bichinhos de estimação por 1 km. A saída está prevista para as 9h, na Avenida Escola Politécnica, em frente ao Portão 2 da Universidade de São Paulo (USP), na Zona Oeste. O evento deve terminar às 13h. Durante a Cãominhada, ONGs falarão sobre posse responsável, haverá atendimento veterinário gratuito e demonstração de cães adestrados.
 
Serviço:
Pet Fashion Week
Dias 24 e 25 de abril, das 10h às 20h
Endereço: Sheraton São Paulo WTC Hotel
Avenida das Nações Unidas, 12559 – Brooklin
Entrada: R$ 35 (permitida entrada de animais)
Para profissionais do ramo, o acesso é de graça, com a apresentação de cadastro do CNPJ no site do governo de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.