08 março, 2010

Seu cão come grama???





Entendendo seu cão
Embora os cães sejam carnívoros, comer grama é normal e até benéfico; Cachorros comem gramas e matinhos quando se sentem com o estômago "enjoado". A grama age como um irritante do estômago, fazendo o animal vomitar a comida "indesejada" ou o "veneno" ingerido... Eles podem procurar tipos específicos de grama ou erva, preferindo a relva nova ao capim seco. Alguns cães comem grama para ajudá-los a regurgitar a comida. Fazem isso para aliviar o estômago pesado ou simplesmente se livrar dos excessos.

A grama, também, adiciona fibra à dieta do animal, melhorando o trato intestinal e reduzindo o risco de câncer de intestino. O mais interessante é que o ato de comer grama faz com que nossos cães, mesmo involuntariamente, consumam um produto muito importante para a saúde: a clorofila.
A clorofila inibe o crescimento bacteriano em feridas, combate as infecções de gengiva, de garganta e de úlceras gástricas e inflamações de intestino. É responsável pela renovação de tecidos, promove uma flora intestinal saudável e ativa enzimas para produzir as vitaminas A, E e K.

Mas e o meu gatinho? Ele também come grama!!!
Assim como os cães, os gatos também comem grama! Os felinos ingerem e gostam muito de "graminhas e matinhos" e por serem animais bastante discretos e independentes é difícil presenciar a hora que eles, literalmente, "pastam"... Porém, muitos donos de gatos já viram seus animais "atacarem" as plantas e flores do interior de suas residências (principalmente em apartamentos): violetas, samambaias, crisântemos e folhagens em geral... E aqui vai um alerta, cuidado com plantas ornamentais, muitas são comprovadamente tóxicas ao serem ingeridas. Segundo algumas recomendações de médicos veterinários, é preciso ter cautela com as seguintes plantas, que são facilmente cultivadas em casas e jardins: comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, dragão-fedorento, orelha-de-elefante, orelha-de-burro, pulmão-de-aço, espirradeira, mamona, azaléia, olho-de-cabra, filodendro, cipó-imbé, barra-de-macaco e muitas outras. Se você perceber que seu gato ou gatinha ingeriu alguma planta tóxica, leve-o imediatamente ao veterinário.



Mas por quê que os gatos, precisam, comem e gostam de gramas e matinhos? Os felinos saem atrás de "graminhas" para providenciarem fibras vegetais, que irão regularizar o trato intestinal e auxiliar na eliminação dos bolos de pêlos acumulados em seus intestinos. Logo, de vez em quando, o seu gato ou a sua gatinha, dá uma escapada, sem você perceber, para poder comer e degustar alguns matinhos e graminhas...
 

Mas, cuidado, aquela graminha do jardim, do quintal ou da calçada pode estar contaminada com agrotóxicos e poluição, a ingestão desses "verdinhos" pode ser tóxica e, também, o que é muito preocupante, trazer vermes e parasitas para o seu animal. Mas a tecnologia aliada à natureza tudo pode e tudo providencia... Há no mercado nacional um produto chamado Graminha Para Cães e Graminha para Gatos, para que os nossos amigos possam se abastecer de fibras vegetais e clorofila, sem qualquer tipo de aditivo químico... É um potinho com tampa, dentro há sementes de aveia, sorgo, milheto e azevém, misturadas a um substrato inerte (esterilizado a 1050ºC). Basta abrir o potinho, colocar água e em 6 a 8 dias obter brotos verdes, tenros e nutritivos que eles vão adorar e devorar.

É um ótimo produto natural, sem agrotóxicos, sem contaminações, livres de vermes. Além de fibras vegetais, os brotos comestíveis também são ricos em vitaminas, sais minerais, aminoácidos e oligoelementos (micronutrientes). Bastam algumas folhinhas por dia para a satisfação de nossos amiguinhos... É saudável e nossos cães e gatos agradecem...




Sugestão:
Se você não pode comprar a Grama para Gato ou Grama para Cão, há uma maneira simples de dar uma “graminha” para seu animalzinho: se você mora em apartamento, plante em um vaso médio, alguns grãos de trigo, encontrados em lojas de produtos naturais; regue normalmente, coloque em um local iluminado e espere por uns quatro a cinco dias: verá os brotos dos grãos de trigo surgirem quase que instantaneamente. Deixe-os crescerem (ficam do tamanho de capim, de mato) mais um pouco e sirva-os ainda verdinhos, ao seu cão ou gato, eles vão adorar! Se você mora em casa, reserve um cantinho de jardim ou quintal para a “plantação”, que é até muito decorativa.

O mais legal é que o vaso figura, também, como elemento decorativo, enquanto serve aos seus animaizinhos.
O ideal é renovar a “plantação” no momento que começa a “amarelar”, de forma que haja sempre um vaso pronto e fresquinho para ser “servido”. E assim por diante.
Cães e gatos adoram a “graminha” caseira.” 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.