09 março, 2010

Por que cuidar dos dentes de seu amiguinho?


Conheça um pouco mais sobre a importância dos cuidados com a dentição do seu cão.

Tratando dos dentes
Os problemas mais comuns na parte interna da boca dos cães e gatos decorrem da formação do tártaro, ou placas dentárias, que são camadas formadas por restos de alimentos que se depositam nos dentes, a partir da fermentação desses restos; os alimentos ficam presos entre as gengivas e os dentes. Isto se deve principalmente e em geral ao erro na alimentação: proprietários que oferecem comida caseira ou alimentos muito moles, predispondo à formação do tártaro ou placas dentárias.

 

O tártaro ou placas dentárias são de coloração parda e provocam não somente a dor e o mau hálito como também amolecem as fixações dos dentes e levam infecção para o organismo provocando:

Doenças no coração, fígado, rins e pulmões por metástases. Estas infecções não somente tiram a vitalidade do animal como também podem causar outros danos dolorosos.

Cáries – doença muito conhecida por causar problemas em dentes humanos, e que não é preciso dizer o quanto dói. A cárie destrói o dente de seu animal de estimação, causando problemas na quebra do alimento, fazendo que engula alimentos mal mastigados, que dificultam a digestão, podendo causar até mesmo diarréias decorrentes de alimentos mal digeridos. Nós sabemos que quando temos um dente cariado, este nos causa dores muitas vezes insuportáveis; isto para nós que sabemos falar e demonstrar a dor que sentimos, porém os animais, geralmente quando estão sentindo muita dor, tendem a ficarem quietos, sofrendo, sem saber como resolver, já que dependem de nós. Devido às dores, podem muitas vezes deixar de comer e emagrecer.
 

Gengivites – que é a inflamação da gengiva. O tártaro acumulado faz a gengiva recuar, permitindo a invasão de bactérias. Em conseqüência as gengivas inflamam e ficam vermelhas, processo também muito doloroso e que causa muito sofrimento ao animal, podendo este deixar de comer por isso.

Abscesso dos molares – Um abscesso (inflamação cheia de pus nas raízes do dente) carniceiro e molares, que provoca muita dor e inchaço na frente e embaixo dos olhos, devido ao inchaço, podendo provocar uma deformação na face do animal.




Todos estes problemas podem ser evitados se você seguir as recomendações abaixo:

• Não dar alimentos moles como comida, doces, macarrão, pão, etc. – os alimentos moles propiciam acumulo de tártaro nos dentes. Oferecer apenas ração de boa qualidade e consistência, biscoitos duros próprios para cachorros e osso grande (de galinha não).

• Escovar os dentes uma vez por semana pelo menos, o que deve ser feito desde filhote, para que se condicione a limpeza. Esta escovação deve ser feita como a nossa, com uma escova não muito dura para não machucar a gengiva, sem pasta de dente humana, pois eles costumam achar o sabor desagradável, existem no mercado preparações próprias que podem ser usadas, receitadas por seu veterinário. São bons auxiliares na limpeza dentária: ração seca, ossos de couro, e principalmente uma boa nutrição, e a única forma de manter a saúde bucal: ESCOVAÇÃO.
 

Os maiores índices de letalidade em cães e gatos estão diretamente relacionados também com a falta de escovação dentária.


Em caso de mau-hálito, inchaços, ou qualquer outra anormalidade na boca de seu cão ou gato, corra logo ao veterinário para que se possa aliviá-lo do problema, o mais rápido possível. Quando já houver a presença de tártaro, semestralmente ou pelo menos uma vez por ano, no reforço vacinal, aproveite para fazer o exame clínico bucal; uma boa oportunidade para se realizar também a profilaxia odontológica: raspagem e retirada do tártaro, impedindo assim que seu bichinho sofra problemas maiores, mais tarde.






A saúde de seu animalzinho começa pela boca, lembre-se que dor de dente é terrível, e que seu bichinho sente tanta dor quanto você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 Bicho Bacana - Todos os direitos reservados.